Como a tecnologia ajuda sua empresa em tempos de crise

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Softwares de gestão geram produtividade e inovação e podem fazer a diferença em momentos de dificuldade econômica.

A crise econômica está forçando empresas a se adaptar a tempos de redução de custos e apertos financeiros. Mas há exceções. Enquanto uma parte enxuga os negócios, outra faz o caminho inverso: investe em tecnologia mirando tempos melhores, por meio da automatização de processos gerada pela adoção de softwares de gestão.

Basta imaginar aqueles processos manuais, demorados, burocráticos, que exigem a movimentação de muitos profissionais em uma empresa. Um sistema de gestão automatiza todos esses procedimentos em menos tempo substituindo trabalhos repetitivos e operacionais reduzindo custos e aumentando a produtividade. Faz o processo ganhar dinamismo, diminui as margens de erro e entrega ótimos resultados, ajudando as empresas a passar até por crises econômicas.

O retorno do investimento em softwares de gestão é garantido. Segundo a edição de 2015 da Pesquisa Anual do Uso de TI, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), somente na última década, para cada 1% a mais de gasto em investimento na área de TI em indústrias de capital aberto, o lucro aumentou 7%, em dois anos. A pesquisa ouviu 6000 grandes e médias empresas.

Não são somente grandes grupos que podem se beneficiar. Empresas de pequeno porte, muitas vezes, conseguem alcançar resultados até melhores do que as grandes corporações, com o uso de sistemas de gestão, pois possuem mais facilidade para se adaptar às ferramentas do que as grandes.

Softwares de gestão ajudam a superar obstáculos e jogam a favor das empresas. Quem compreender essas possibilidades ganhará produtividade e fará a diferença no negócio, ainda mais em momentos de dificuldade econômica, como o atual.

Fonte: Revista Exame

Decreto nº 3968

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A Secretaria da Fazendo através do Decreto nº  3968, de 06/05/2016, excluiu vários produtos do Anexo V (Substituição Tributária) e deu prazo até 31/05/2016 para as empresas do simples Nacional e regime ordinário (Débito e Crédito) corrigem os cadastros de produtos e realizarem o levantamento de estoque e planilhas para aproveitamento dos créditos do mês de Junho.

Para tirar suas dúvidas em relação a quais produtos foram excluídos do Anexo V clique na imagem abaixo:

http://www.atualsistemas.net/fiscal/arq/Produtos_Excluidos_CV_92-2015.pdf

"A Atual Sistemas tem a solução ideal para sua empresa não perder o crédito de ICMS".

 

Microempresas aderem ao DTe e mantêm dispensa de ECF

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Com a publicação do Decreto 3.596-R no Diário Oficial do Estado no último dia 20, as microempresas optantes pelo Simples Nacional e dispensadas do uso de ECF em razão de apresentar faturamento anual inferior a R$ 360 mil e que tenham interesse em utilizar cartão de crédito/débito para o recebimento de suas vendas poderão permanecer dispensadas do equipamento, desde que venham antes a aderir ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTe).

O DTe é uma ferramenta da Agência Virtual (AGV) e a adesão é bastante simples, efetuada pelo responsável legal, bastando seguir as orientações disponíveis na AGV.

O Supervisor de Varejo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Leandro Gonçalves Kuster, reforça que a adesão ao DTe é imprescindível para que estes contribuintes possam utilizar cartão de crédito/débito, como forma de recebimento para as suas vendas, sem que percam a dispensa do uso de ECF. 

O Auditor Fiscal alerta ainda que a manutenção desta dispensa não abrange os contribuintes que já sejam usuários do Emissor de Cupom Fiscal (ECF), bem como os que desejam utilizar qualquer tipo de controle informatizado para suas vendas, no recinto de atendimento ao público, excetuado agora apenas as máquinas de cartão de crédito/débito, conhecidas no mercado como POS.

A manutenção da dispensa do ECF com o uso do POS era uma reivindicação antiga dos contribuintes inscritos no Simples Nacional, visando obter mais agilidade, modernização das rotinas e combate à inadimplência.

Fonte: SEFAZ ES

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