Como aumentar as Vendas no Varejo?

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Vender é um dos processos mais importantes para uma empresa, pois através dela aumentamos o faturamento para continuar investindo, pagar despesas, colaboradores, fornecedores e obter o lucro do negócio.

Listamos neste material 10 dicas para ajudar a sua empresa a alavancar as vendas:

1 FOCALIZE SEU PÚBLICO ALVO

Não tente abraçar o mundo. Quem acaba querendo agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém.

Quem é o seu público? Quem precisa dos seus produtos ou serviços? Estas são perguntas que todo empresário deve se fazer e a resposta delas é o seu público alvo. É nele que a empresa deve direcionar seus esforços de vendas de modo mais eficiente.

2 CONHEÇA O PERFIL DO SEU PÚBLICO

O público alvo é um grupo específico de consumidores que compartilham um perfil semelhante. Conhecer este perfil é vital para o sucesso das suas estratégias de venda, então, pesquise sobre o comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, preferências, interesses, o que valoriza, o que o torna satisfeito e outras informações que possam lhe oferecer uma descrição completa.

Quando você conhece o seu potencial cliente, mais facilmente você conseguirá ajuda-lo e maiores são as chances de vender a sua solução, além de um melhor relacionamento com ele.

3 CONHEÇA E ACREDITE NO SEU PRODUTO

Estude e conheça todos os produtos e serviços que você comercializa, desta forma torna-se mais fácil ajudar um cliente na hora da decisão da compra.

A primeira pessoa a comprar seu produto deve ser você mesmo. Se nem mesmo o próprio vendedor acreditar na solução que o produto tem para oferecer, com certeza será muito difícil fazer com que alguém acredite nele.

4 OFEREÇA UM ATENDIMENTO IMPECÁVEL

Quem não gosta de ser atendido em um ambiente agradável por pessoas simpáticas, bem apresentáveis, que entendam e saibam resolver o seu problema?

Um bom atendimento ao cliente é indispensável e é uma das maneiras mais eficientes de ampliar as vendas.

5 CAPACITE SUA EQUIPE E OFEREÇA UM CLIMA ORGANIZACIONAL FAVORÁVEL

Um ambiente agradável e harmônico é sinônimo de maior produtividade. Investir em pessoas não é mais um diferencial, e sim necessidade de sobrevivência. Empresas que investem no fator humano e no clima organizacional apresentam melhores resultados. A propósito, qual é a frequência que você treina sua equipe de vendas?

6 INCENTIVE SUA EQUIPE DE VENDAS

Por que seu vendedor venderá mais?

Analise na perspectiva de vendedor e busque o que pode lhe fazer mais motivado a vender. Crie programas de incentivo para a sua equipe de vendedores com metas somadas a benefícios e bônus. A premiação pode ser de simples brindes mensais até bônus anuais para aqueles que tiverem um desempenho excepcional. Tente isso e se surpreenderá.

7 OFEREÇA SERVIÇOS ADICIONAIS OU COMPLEMENTARES

Tente agregar serviços ao seu negócio, como entregas com hora marcada, treinamento para produtos especiais e demonstração de produtos em domicílio. Ideias criativas que geram valor ao negócio, sempre trazem muitos resultados.

8 TENHA PRESENÇA DIGITAL

De acordo com o IBGE (2017), mais de 120 milhões de brasileiros estão conectados à internet, o Brasil é o 4º pais com mais acesso a grande rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.

A TNS Research International apontou que 90% dos brasileiros costumam consultar na internet antes de fazer uma compra.

Segundo o Facebook (2016), 102 milhões de brasileiros se conectam todos os meses. Veja a seguir o relado publicado pela equipe do facebook:

“Em um lugar onde há tantas pessoas como o Facebook, pequenos, médios e grandes negócios também começaram a marcar presença. Hoje contamos com 3 milhões de anunciantes ativos ao redor do mundo que viram seus negócios crescerem — e suas vidas transformadas — graças ao poder de escala e segmentação de nossa plataforma, que permite chegar exatamente no público-alvo que interessa às marcas.

A conexão entre pessoas e marcas funciona. Prova disso é que 99% das pessoas no Facebook afirmam que leem as publicações das marcas no Facebook, segundo nossos dados internos de agosto de 2015. Desses, 68% destacam acessam nossa plataforma para descobrir novos produtos. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo da conectividade e mobilidade para todos.”

Sem falar do Instagram, Twitter, Whatsapp e outros. Isso não quer dizer que você precisa de um perfil para todas essas redes sociais, porém para muitos, se você não esta lá, você não existe. Então, selecione uma ou duas ferramentas sociais e seja ativa. Poste regularmente e interaja com as pessoas.

9 MONITORE O MERCADO E A CONCORRÊNCIA

Você está por dentro de todas as novidades sobre serviços e produtos da área de atuação da sua empresa?

Esteja atendo para se adequar as novas realidades do mercado para ganhar espaço e sair na frente. Não deixe de acompanhar os passos da concorrência: compare seus diferenciais, preços, ofertas e outros.

10 INVISTA EM TECNOLOGIA

Diante de um mercado tão competitivo, manter uma empresa rentável e em constante expansão não é algo fácil, em razão disso o uso de ferramentas tecnológicas é indispensável para manter a organização dos negócios e facilitar a execução de tarefas rotineiras dos colaboradores e também da própria gestão.

O aumento da produtividade é fator chave quando falamos dos benefícios da tecnologia no ambiente de trabalho. Ela ajuda os colaboradores a reduzirem o tempo gasto com tarefas simples para se concentrarem na criação de estratégias.

Para ampliar a sua força de vendas conheça as vantagens do Integra Mobile e ofereça informações precisas e no momento certo para a sua equipe de vendas.

Seguindo essas dicas o seu negócio tem tudo para alcançar o sucesso. Depois da venda, é a hora de realizar o pós-venda para saber o quão satisfeito seus clientes estão e principalmente fideliza-los a sua empresa (saiba mais sobre como fidelizar seus clientes).

Preparado para aumentar as vendas da sua empresa?

O Código CEST agora é obrigatório para o Varejo. Como devo utilizar?

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A obrigatoriedade de inclusão do código CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) aos poucos vem sendo incorporadas nas notas fiscais eletrônicas e ECF.

Em 2017 a obrigatoriedade começou em 1° de julho com as indústrias e importadores, seguido dos atacadistas em 1° de outubro e em 1º de abril deste ano (2018) a obrigação alcançou todos os outros segmentos econômicos.

O que é o código CEST?

Para compreender a utilização do CEST, primeiro você precisa entender o NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul.

O NCM é um código de identificação de mercadorias que transitam entre os países do Mercosul  e entre os estados brasileiros para definir as alíquotas de impostos , seja por importação e exportação ou para a aplicação da substituição tributária, reduções ou isenções de impostos nos produtos.

Por ser um código muito abrangente, o NCM acaba englobando produtos com tributações diferentes em um mesmo código e foi assim que surgiu o CEST - Código Especificador de Substituição Tributária, para separar dentro de um mesmo NCM os produtos que tem ou não a substituição tributária de ICMS.

O código CEST é composto por sete dígitos, sendo que os dois primeiros correspondem ao segmento da mercadoria, os três seguintes ao item dentro desse segmento e os dois finais a especificação do produto.

Estou obrigado a usar o CEST?

Se você utiliza ECF, NF-e ou NFC-e e algum dos seus produtos comercializados estiver descrito na tabela do convênio ICMS 92/15 então você precisa usar o CEST para este produto.

Preciso classificar todos os meus produtos manualmente?

Se você utiliza o Integra da Atual Sistemas, fique tranquilo, pois oferecemos ferramentas para facilitar esta classificação, além de poder contar com a ajuda de nosso suporte técnico online ou presencial.

Ainda não é cliente da Atual Sistemas? Entre em contato agora mesmo pelo 0800 888 2777 e receba uma demonstração gratuita de nossas soluções.

Fidelizar Clientes é a chave para o Sucesso!

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Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo, então encante e fidelize os seus clientes...

Segundo o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Muitas empresas focam e posicionam seus esforços para conquistas novos clientes, investindo em estrutura e em propaganda para chamar a atenção, mas esquecem dos clientes já conquistados e perdem a oportunidade de construir um relacionamento duradouro, e que a médio e longo prazo refletem em altas taxas de cancelamento ou desistência dos serviços e/ou produtos e se convertem em quedas na receita da empresa.

Concordamos que a busca por novos clientes é importante e deve ser realizada para proporcionar o crescimento da empresa, mas hoje você irá compreender a importância de um constante trabalho de retenção e conferir algumas dicas para facilitar a fidelização dos seus clientes.

Porque a Fidelização de Clientes é importante? 

Além de manter em equilíbrio na receita da empresa um cliente fiel:

  • Indica e recomenda seus produtos e serviços para outras pessoas e empresa;
  • Defende sua marca, seus produtos e serviços;
  • Tende a comprar mais que um novo cliente;
  • Costuma estar disposto a pagar mais por seus produtos e serviços, pois reconhece a qualidade.

Dicas para fidelizar seus clientes

1ª Dica: CONHEÇA O SEU CLIENTE

Entenda que a etapa mais difícil, que é o fechamento, já passou! Então, invista em conhecer o seu cliente entender mais os seus hábitos de consumo, seus medos, anseios, sobre o que ele gosta e valoriza e principalmente como o seu produto ou serviço resolve suas necessidades e qual a sua expectativa, desta forma será mais fácil o seu produto ou serviço completa-lo e perceber o valor na sua oferta.

É primordial possuir todas as informações de contato dele. Solicite seu nome completo, telefone, e-mail, endereço, data de aniversário e tudo o que achar ideal para aumentar o relacionamento e garantir vendas futuras.

2ª Dica: OFEREÇA UM ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Nada melhor que sentir-se importante, concorda? Chame seu cliente pelo nome e mostre que ele é único, especial, que você está feliz em atendê-lo, que você se preocupou com cada passo do atendimento e se preparou para fazê-lo com cuidado e zelo.

3ª Dica: SURPREENDA

Entregue ao seu cliente mais do que prometeu ou do que ele comprou! Ofereça mimos, brindes, garantia estendida e outras ações que mostram que na sua empresa ele ganha mais do que em qualquer outro lugar. Esta ação surpreende e gera uma satisfação muito maior no cliente.

4ª Dica: ESCUTE O SEU CLIENTE:

Escutar seu cliente não é apenas colocar uma caixinha de sugestões na recepção da empresa e aguardar. É importante realizar pesquisas e perguntar o que ele está achando do produto ou serviço, preocupe-se com a experiência de compra dele. Verifique se há ocorrência de algum problema, e se houver, busque a solução para evitar insatisfação.

5ª Dica: AUTOMATIZE SEUS PROCESSOS

Transforme todas essas técnicas e seu planejamento em um modelo de gestão automatizado, armazenando todas as informações em uma base confiável.

Lembre-se: antigamente os comerciantes de bairros sabiam tudo de cabeça sobre os seus consumidores, mas o mercado mudou e a carteira de clientes cresceu, a maior parte dos atendimentos é realizada por funcionários sendo impossível armazenar todas estas informações sem o uso de ferramentas de gestão.

A Atual Sistemas pode ajudar a sua empresa a simplificar este processo e automatizar seu fluxo de trabalho para facilitar seu relacionamento com seu cliente. Entre em contato com um de nossos consultores para receber mais informações sobre as nossas soluções 0800 888 2777.

A sua empresa já está preparada para a NF-e 4.0?

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A sua empresa trabalha com venda de produtos? Então está notícia é para você!

Após anos de utilização a versão 3.10 da Nota Fiscal Eletrônica será desativada em 02 de agosto de 2018 e em seu lugar a versão 4.0 será a única aceita pelo Governo.

Quais as principais mudanças para a NF-e 4.0?

Permissão através do protocolo TLS 1.2 ou versão superior: não será permitida à comunicação via protocolo SSL, devida a frágil segurança do mesmo. Sendo assim, não será mais possível à emissão de NF-e através de alguns sistemas operacionais como, por exemplo, o Windows XP, Server 2003 e Vista.

Campo indicador de presença: teremos a opção de operação presencial e fora do estabelecimento, para ser aplicada em casos de venda ambulante.

Rastreabilidade de produto: uma novidade nesta versão, cujo objetivo é obter informações que permitam o rastreamento de produtos sujeitos a regulações sanitárias, como, por exemplo, defensivos agrícolas, itens veterinários, odontológicos, medicamentos, bebidas, águas envasadas e embalagens.

FCP (Fundo de Combate à Pobreza): campo a ser preenchido para operações internas e interestaduais, previsto pela Constituição Federal e que recebe recursos oriundos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Modalidades de frete: o Grupo X-Informações do Transporte da NF-e terá a seu dispor novas modalidades de frete: transporte próprio por conta do remetente e transporte próprio por conta do destinatário.

Formas de Pagamento: será contemplado pelo Grupo de Informações de Pagamento, que, por sua vez, inova ao prever o preenchimento de um campo com o valor de troco e o meio de pagamento utilizado, como dinheiro, cheque, cartão de crédito, de débito, vouchers e outros.

Devo me preocupar com a mudança?

Muitas das mudanças são estritamente técnicas e não devem preocupar os donos de negócios, desde que já estejam usando um sistema emissor confiável. 

Se você utiliza o Integra da Atual Sistemas, fique tranquilo porque nosso sistema será atualizado e vai continuar facilitando o preenchimento dos campos do documento fiscal.

Ainda não é cliente? Ligue agora mesmo 0800 888 2777 e saiba mais sobre as nossas soluções.

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