Controle as finanças corporativas e mantenha a saúde de seus negócios!

Ligado . Publicado em Notícias

porco

Controle as finanças corporativas e mantenha a saúde de seus negócios!

A gestão financeira é o coração de um empreendimento. É ela fornece o suprimento para todas as áreas, e seu mau funcionamento pode comprometer o desempenho e até mesmo a continuidade dos negócios. Cuidar bem das finanças corporativas da sua empresa é mantê-la saudável, e pronta para os desafios que o mercado impuser.

É fundamental que você, como o principal responsável pela gestão do seu negócio, esteja devidamente capacitado para mantê-las em ordem.

Não se trata só de contas a pagar e a receber?

De jeito nenhum, pois o mercado vem passando por várias transformações econômicas e tecnológicas: o Brasil se abriu para o mundo e a internet transformou praticamente tudo. Este contexto obriga a sua empresa a tomar uma postura mais competitiva para se destacar. E a gestão das finanças corporativas é crucial para isso. É algo que vai muito além de simples departamentos de “contas a pagar e receber”. Acompanhe algumas dicas para melhorar a gestão das finanças corporativas de sua empresa:

Planejamento estratégico: Definir com clareza sua missão e seus objetivos no plano financeiro, pois é a partir deste planejamento que você poderá avaliar quais caminhos estratégicos trilhar até o crescimento e a rentabilidade.

Plano tático: É quanto vai custar colocar em prática o planejamento estratégico. Por isso, você deve quantificar detalhadamente esse plano, transformando-o em orçamentos mensais de receitas e despesas. Também deve realizar uma projeção do Fluxo de Caixa da sua empresa, para conseguir identificar as melhores formas de financiar as necessidades de capital de giro.

Examinando essas projeções financeiras, você poderá avaliar se o desempenho previsto está em linha com as metas gerais e com as expectativas. Outras tarefas críticas neste momento são a definição da estratégia de preços e a decisão sobre quais projetos podem melhorar a rentabilidade de cada produto.

Acompanhe de perto e não tenha medo de corrigir a rota: Monitorar é fundamental para avaliar se os resultados estão de acordo com o planejado. Analise os resultados mensais e compare com aqueles previstos no orçamento. Caso ocorram desvios, proponha ações de correção para garantir o controle do plano.

Avalie sempre a rentabilidade: Procure avaliar se os seus produtos ou serviços se mantêm rentáveis. Existem casos em que uma organização descobre que produtos, vendedores e clientes estão dando prejuízo.

Tenha um controle de todo o dinheiro que entra e sai da empresa: Não perca a percepção real da situação financeira. Mantenha o controle de todo o dinheiro que entra, da classificação de quais são as saídas e do acompanhamento exato de quanto a empresa está gastando.

Separe o que é o seu gasto do que é o gasto da empresa: Misturar as finanças pessoais e corporativas também é um perigo imenso, organize-se bem.

Buscar ferramentas que agilizam e facilitam o controle: A Atual Sistemas pode te ajudar no importante uso de ferramentas de gestão, de produtividade, que são fáceis de utilizar e que te auxiliam a manter o controle financeiro em ordem. Uma vez que o negócio cresça, considere contratar um gestor e/ou montar uma equipe que possa monitorar de perto sua gestão financeira.

Fonte: https://endeavor.org.br

Certificação

logos  

 

 

Informativo

Cadastre-se para receber nossas notícias.

Relações Comerciais

Rua Izídio Borgo, 43 | São Gabriel da Palha
Ed. Green Center, Sala 201 - Centro
0800 888 2777

Download | Sistema para Suporte Online