Como garantir um excelente atendimento ao seu cliente?

Ligado . Publicado em Notícias

materia atendimento

Em qualquer negócio um bom atendimento é primordial, pois é o principal canal entre uma organização e seu cliente, mas ainda existem reclamações no atendimento de diversas companhias e esse número não para de crescer. Uma pesquisa da American Express monstrou que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento.

O cliente quer atenção, ser tratado com respeito e quer soluções para sua vida, e não problemas. Por isso, fazer com que ele se sinta especial o deixa mais propício a realizar compras e fazer acordos e propostas. Fazê-lo se sentir especial, não é somente dar atenção e ser gentil, e sim estar disposto a entender o que ele precisa de verdade e estar disposto a encontrar a melhor solução.

O que é um bom atendimento?

A primeira palavra que vem à mente é “simpatia”, apesar de ser importante, é necessário ir além e capacitar o atendente para sair do básico. É importante que o vendedor enxergue o público não apenas como pessoas que irão realizar compras e trazer dinheiro para a empresa, e sim como indivíduos que precisam de soluções eficazes para seus problemas, que foi justamente o que fez com que eles buscassem pela empresa em questão. Todo cliente é especial, e se ele está dedicando tempo e dinheiro para a empresa, é importante garantir que ele tenha um atendimento excepcional.

Dicas e técnicas para um bom atendimento ao cliente

1º Conhecer bem o negócio: é importante conhecer muito bem a empresa e todos os seus produtos, além do perfil de consumidores. Quando o funcionário conhece plenamente o negócio e o produto/serviço oferecido, por exemplo, fica mais fácil de apresentá-lo para os clientes, sem utilizar textos decorados ou ações robóticas.

2º Apresente-se adequadamente: Antes de tudo, se apresente, fale seu nome e deixe claro que você está lá para ajuda-lo, e não para empurrar algo que ele nem sabe se quer comprar ainda. Em seguida, pergunte o nome dele e preste-se a escutar quais são as dúvidas que ele tem a respeito da empresa, produto ou serviço oferecido. Além de ser uma atitude educada e gentil, você terá a oportunidade de entender qual é a necessidade de seu cliente, podendo assim apresenta-lo a solução mais adequada.

3º Exponha possibilidades: dê sugestões, mas procure seguir o perfil e estilo do cliente. Caso o cliente se mostre inexperiente no assunto, mostre seu conhecimento e coloque-o a par das opções e possibilidades, mas seja gentil e em nenhum momento deboche dele. Coloque-se no lugar dele e seja sempre gentil e atencioso. Dessa maneira, ele terá confiança no seu atendimento e sentirá que está sendo orientado da melhor maneira possível.

4º Seja sincero: Procure sempre conversar de maneira sincera, e caso você não saiba de alguma coisa, diga que não sabe e que vai procurar as informações para responder adequadamente, mas em hipótese alguma deixe o cliente sozinho e sem respostas, seja pessoalmente ou por e-mail.

5º Cuide da pré e pós-venda: esclareça todas as especificações da aquisição, o oriente também sobre o pós-venda e mantenha um contato próximo ao seu cliente. Coloque-se à disposição para dúvidas futuras por e-mail e telefone e mostre que ele pode ter toda a confiança no produto que você está vendendo a ele. Saiba mais sobre a importancia da fase de pós-venda.

Seguindo estas dicas você estará mais preparado para oferecer um atendimento de qualidade, mantendo a confiança do cliente no serviço que você está oferecendo e garantindo que ele faça futuras novas aquisições e indique a empresa para seus conhecidos.

Conheça também nossas dicas para ampliar as suas vendas.

Certificação

logos  

 

 

Informativo

Cadastre-se para receber nossas notícias.

Relações Comerciais

Rua Izídio Borgo, 43 | São Gabriel da Palha
Ed. Green Center, Sala 201 - Centro
0800 888 2777

Download | Sistema para Suporte Online