Como aumentar as Vendas no Varejo?

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Vender é um dos processos mais importantes para uma empresa, pois através dela aumentamos o faturamento para continuar investindo, pagar despesas, colaboradores, fornecedores e obter o lucro do negócio.

Listamos neste material 10 dicas para ajudar a sua empresa a alavancar as vendas:

1 FOCALIZE SEU PÚBLICO ALVO

Não tente abraçar o mundo. Quem acaba querendo agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém.

Quem é o seu público? Quem precisa dos seus produtos ou serviços? Estas são perguntas que todo empresário deve se fazer e a resposta delas é o seu público alvo. É nele que a empresa deve direcionar seus esforços de vendas de modo mais eficiente.

2 CONHEÇA O PERFIL DO SEU PÚBLICO

O público alvo é um grupo específico de consumidores que compartilham um perfil semelhante. Conhecer este perfil é vital para o sucesso das suas estratégias de venda, então, pesquise sobre o comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, preferências, interesses, o que valoriza, o que o torna satisfeito e outras informações que possam lhe oferecer uma descrição completa.

Quando você conhece o seu potencial cliente, mais facilmente você conseguirá ajuda-lo e maiores são as chances de vender a sua solução, além de um melhor relacionamento com ele.

3 CONHEÇA E ACREDITE NO SEU PRODUTO

Estude e conheça todos os produtos e serviços que você comercializa, desta forma torna-se mais fácil ajudar um cliente na hora da decisão da compra.

A primeira pessoa a comprar seu produto deve ser você mesmo. Se nem mesmo o próprio vendedor acreditar na solução que o produto tem para oferecer, com certeza será muito difícil fazer com que alguém acredite nele.

4 OFEREÇA UM ATENDIMENTO IMPECÁVEL

Quem não gosta de ser atendido em um ambiente agradável por pessoas simpáticas, bem apresentáveis, que entendam e saibam resolver o seu problema?

Um bom atendimento ao cliente é indispensável e é uma das maneiras mais eficientes de ampliar as vendas.

5 CAPACITE SUA EQUIPE E OFEREÇA UM CLIMA ORGANIZACIONAL FAVORÁVEL

Um ambiente agradável e harmônico é sinônimo de maior produtividade. Investir em pessoas não é mais um diferencial, e sim necessidade de sobrevivência. Empresas que investem no fator humano e no clima organizacional apresentam melhores resultados. A propósito, qual é a frequência que você treina sua equipe de vendas?

6 INCENTIVE SUA EQUIPE DE VENDAS

Por que seu vendedor venderá mais?

Analise na perspectiva de vendedor e busque o que pode lhe fazer mais motivado a vender. Crie programas de incentivo para a sua equipe de vendedores com metas somadas a benefícios e bônus. A premiação pode ser de simples brindes mensais até bônus anuais para aqueles que tiverem um desempenho excepcional. Tente isso e se surpreenderá.

7 OFEREÇA SERVIÇOS ADICIONAIS OU COMPLEMENTARES

Tente agregar serviços ao seu negócio, como entregas com hora marcada, treinamento para produtos especiais e demonstração de produtos em domicílio. Ideias criativas que geram valor ao negócio, sempre trazem muitos resultados.

8 TENHA PRESENÇA DIGITAL

De acordo com o IBGE (2017), mais de 120 milhões de brasileiros estão conectados à internet, o Brasil é o 4º pais com mais acesso a grande rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.

A TNS Research International apontou que 90% dos brasileiros costumam consultar na internet antes de fazer uma compra.

Segundo o Facebook (2016), 102 milhões de brasileiros se conectam todos os meses. Veja a seguir o relado publicado pela equipe do facebook:

“Em um lugar onde há tantas pessoas como o Facebook, pequenos, médios e grandes negócios também começaram a marcar presença. Hoje contamos com 3 milhões de anunciantes ativos ao redor do mundo que viram seus negócios crescerem — e suas vidas transformadas — graças ao poder de escala e segmentação de nossa plataforma, que permite chegar exatamente no público-alvo que interessa às marcas.

A conexão entre pessoas e marcas funciona. Prova disso é que 99% das pessoas no Facebook afirmam que leem as publicações das marcas no Facebook, segundo nossos dados internos de agosto de 2015. Desses, 68% destacam acessam nossa plataforma para descobrir novos produtos. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo da conectividade e mobilidade para todos.”

Sem falar do Instagram, Twitter, Whatsapp e outros. Isso não quer dizer que você precisa de um perfil para todas essas redes sociais, porém para muitos, se você não esta lá, você não existe. Então, selecione uma ou duas ferramentas sociais e seja ativa. Poste regularmente e interaja com as pessoas.

9 MONITORE O MERCADO E A CONCORRÊNCIA

Você está por dentro de todas as novidades sobre serviços e produtos da área de atuação da sua empresa?

Esteja atendo para se adequar as novas realidades do mercado para ganhar espaço e sair na frente. Não deixe de acompanhar os passos da concorrência: compare seus diferenciais, preços, ofertas e outros.

10 INVISTA EM TECNOLOGIA

Diante de um mercado tão competitivo, manter uma empresa rentável e em constante expansão não é algo fácil, em razão disso o uso de ferramentas tecnológicas é indispensável para manter a organização dos negócios e facilitar a execução de tarefas rotineiras dos colaboradores e também da própria gestão.

O aumento da produtividade é fator chave quando falamos dos benefícios da tecnologia no ambiente de trabalho. Ela ajuda os colaboradores a reduzirem o tempo gasto com tarefas simples para se concentrarem na criação de estratégias.

Para ampliar a sua força de vendas conheça as vantagens do Integra Mobile e ofereça informações precisas e no momento certo para a sua equipe de vendas.

Seguindo essas dicas o seu negócio tem tudo para alcançar o sucesso. Depois da venda, é a hora de realizar o pós-venda para saber o quão satisfeito seus clientes estão e principalmente fideliza-los a sua empresa (saiba mais sobre como fidelizar seus clientes).

Preparado para aumentar as vendas da sua empresa?

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