Fidelizar Clientes é a chave para o Sucesso!

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Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo, então encante e fidelize os seus clientes...

Segundo o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Muitas empresas focam e posicionam seus esforços para conquistas novos clientes, investindo em estrutura e em propaganda para chamar a atenção, mas esquecem dos clientes já conquistados e perdem a oportunidade de construir um relacionamento duradouro, e que a médio e longo prazo refletem em altas taxas de cancelamento ou desistência dos serviços e/ou produtos e se convertem em quedas na receita da empresa.

Concordamos que a busca por novos clientes é importante e deve ser realizada para proporcionar o crescimento da empresa, mas hoje você irá compreender a importância de um constante trabalho de retenção e conferir algumas dicas para facilitar a fidelização dos seus clientes.

Porque a Fidelização de Clientes é importante? 

Além de manter em equilíbrio na receita da empresa um cliente fiel:

  • Indica e recomenda seus produtos e serviços para outras pessoas e empresa;
  • Defende sua marca, seus produtos e serviços;
  • Tende a comprar mais que um novo cliente;
  • Costuma estar disposto a pagar mais por seus produtos e serviços, pois reconhece a qualidade.

Dicas para fidelizar seus clientes

1ª Dica: CONHEÇA O SEU CLIENTE

Entenda que a etapa mais difícil, que é o fechamento, já passou! Então, invista em conhecer o seu cliente entender mais os seus hábitos de consumo, seus medos, anseios, sobre o que ele gosta e valoriza e principalmente como o seu produto ou serviço resolve suas necessidades e qual a sua expectativa, desta forma será mais fácil o seu produto ou serviço completa-lo e perceber o valor na sua oferta.

É primordial possuir todas as informações de contato dele. Solicite seu nome completo, telefone, e-mail, endereço, data de aniversário e tudo o que achar ideal para aumentar o relacionamento e garantir vendas futuras.

2ª Dica: OFEREÇA UM ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Nada melhor que sentir-se importante, concorda? Chame seu cliente pelo nome e mostre que ele é único, especial, que você está feliz em atendê-lo, que você se preocupou com cada passo do atendimento e se preparou para fazê-lo com cuidado e zelo.

3ª Dica: SURPREENDA

Entregue ao seu cliente mais do que prometeu ou do que ele comprou! Ofereça mimos, brindes, garantia estendida e outras ações que mostram que na sua empresa ele ganha mais do que em qualquer outro lugar. Esta ação surpreende e gera uma satisfação muito maior no cliente.

4ª Dica: ESCUTE O SEU CLIENTE:

Escutar seu cliente não é apenas colocar uma caixinha de sugestões na recepção da empresa e aguardar. É importante realizar pesquisas e perguntar o que ele está achando do produto ou serviço, preocupe-se com a experiência de compra dele. Verifique se há ocorrência de algum problema, e se houver, busque a solução para evitar insatisfação.

5ª Dica: AUTOMATIZE SEUS PROCESSOS

Transforme todas essas técnicas e seu planejamento em um modelo de gestão automatizado, armazenando todas as informações em uma base confiável.

Lembre-se: antigamente os comerciantes de bairros sabiam tudo de cabeça sobre os seus consumidores, mas o mercado mudou e a carteira de clientes cresceu, a maior parte dos atendimentos é realizada por funcionários sendo impossível armazenar todas estas informações sem o uso de ferramentas de gestão.

A Atual Sistemas pode ajudar a sua empresa a simplificar este processo e automatizar seu fluxo de trabalho para facilitar seu relacionamento com seu cliente. Entre em contato com um de nossos consultores para receber mais informações sobre as nossas soluções 0800 888 2777.

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